Como escolher uma palmeira

Palmeira Veitchia

Atualmente existem no Brasil mais de 200 espécies endêmicas de palmeiras catalogadas. No mundo, há cerca de 2.500 opções, que se distinguem pelo caule lenhoso e cilíndrico coroado por muitas folhas.

Imponentes, as palmeiras são da família Arecaceae e sempre dão personalidade aos jardins. Entre as suas características estão: o fácil manejo, pois dispensam manutenções complicadas onde suas folhas envelhecem e caem naturalmente, e a grande expressividade ornamental. Por serem esguias e possuírem a copa apenas na extremidade, permitem uma visão livre da arquitetura, o que as tornam boas opções para a composição dos projetos de paisagismo.

 

1. Escolha da espécie:

Existem inúmeras espécies de palmeiras catalogadas, portanto são plantas que podem variar consideravelmente de tamanho, tonalidade das folhagens, tamanho de estipe, quantidade de sol que necessita para se desenvolver adequadamente assim como o frio que suporta. Abaixo listamos três itens que interferem na escolha da espécie:

  • : Na maioria dos casos o tamanho da palmeira interfere diretamente no seu preço, ou seja, quanto maior o porte mais elevado será o valor;
  • : Palmeiras já em fase adulta compõem melhor os projetos de paisagismo pois já receberam cuidados importantes no viveiro como adubação e rega adequados durante um tempo razoável, assim quando forem transplantadas terão menos chances de sofrerem grandes perdas de nutrientes.
  • : Palmeiras adultas podem ser tão grandes que chegam a necessitar de guindastes para sua locomoção. Se o local onde você pretende plantar suas palmeiras é de difícil acesso, é melhor optar por uma espécie menor.

2. Análise e escolha do local:

É de suma importância analisar o local onde a palmeira será inserida e seus possíveis efeitos tanto positivos para enaltece-los como negativos para evita-los. Alguns pontos importantes a serem analisados:

  • : O local fica no sol ou na sombra? Durante quanto tempo por dia?
  • : Quanto de espaço uma palmeira precisa? Depois que crescer como a folhagem se relacionará com o entorno?
  • : Como essa palmeira se relacionará esteticamente com a paisagem de onde será inserida?

Dica: Algo importante a ser feito é certificar-se que não há encanamentos ou questões relacionadas com o subsolo no local onde a árvore será implantada. Pode acontecer de haverem pontos e cabos de telefonia, água, gás e acertar e romper algum deles pode gerar uma série de problemas.

3. Aquisição da palmeira:

Aqui você encontra espécies de Palmeiras do seu gosto com qualidade.

A maioria das palmeiras são vendidas em vasos de plantas, mas também podem ser encontradas com as raízes envoltas por um saco de pano.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
Cadastre seu e-mail para receber as novidades
Categorias

Posts Relacionados

Palmeira Carpentaria
Dicas de cultivo

Tipos de palmeiras para jardim

Quais são as melhores opções? Como investir em um paisagismo perfeito para deixar o ambiente lindo e equilibrado? Há uma série de alternativas interessantes, tanto

Ler mais
Palmeira Veitchia
Dicas de cultivo

Como escolher uma palmeira

Atualmente existem no Brasil mais de 200 espécies endêmicas de palmeiras catalogadas. No mundo, há cerca de 2.500 opções, que se distinguem pelo caule lenhoso

Ler mais
Jardim

Frutíferas em vaso

Se você deseja ter árvores frutíferas, mas não tem quintal com jardim, canteiro ou pomar em casa, a saída nestes casos é plantar as mudas

Ler mais

Acompanhe todas as novidades do Garden Oficina da Terra pelas redes sociais.

Receba dicas e novidades exclusivas diretamente no seu e-mail