Se você deseja ter árvores frutíferas, mas não tem quintal com jardim, canteiro ou pomar em casa, a saída nestes casos é plantar as mudas em vasos. Mesmo em espaços reduzidos, elas podem se desenvolver muito bem, basta adotar alguns cuidados em seu manejo.
- É preciso escolher bem qual tipo de árvore plantar. Embora muitas espécies possam ser cultivadas em vasos, o recomendável é que sejam de pequeno porte e fácil de manusear, sem a necessidade de tantos cuidados.
- Exemplos de árvores frutíferas que se adaptam bem a esse tipo de espaço e você pode ter a fruta no pé:
- Romã,
- Pitanga,
- Jabuticaba,
- Acerola,
- Araçá e
- Goiaba
- Laranja
- Limão
- Figo
Vaso
O vaso no qual a muda será cultivada também precisa ser adequado: o material não interfere no desenvolvimento da planta, mas é preciso que ele tenha um dreno para escoamento da água. Já com relação ao tamanho, o vaso deve ter, pelo menos, 10 cm de diâmetro a mais que o torrão da muda.
Poda
É preciso ter bastante cuidado e atenção com a poda, pois ela irá controlar a altura, o crescimento das folhas e do caule da árvore. Uma dica é sempre utilizar tesouras apropriadas. Especialistas recomendam que a poda seja feita após a época de frutificação e que os galhos sejam cortados rente ao caule, na diagonal.
Rega
Para regar a sua muda frutífera, é importante lembrar que, apesar dessas espécies demandarem água em abundância, a terra não pode ficar encharcada. A dica é regar de três a quatro vezes por semana no verão, no inverno por volta de duas vezes, ou sempre que a superfície da terra estiver ligeiramente seca, deixando o excesso de água escoar pelo dreno do vaso.
Ambiente
O ambiente no qual a árvore vai ficar precisa ser bastante arejado e receber a luminosidade adequada para cada espécie.
Tomando todos esses cuidados, a sua árvore pode crescer cheia de saúde, com fruta no pé, dentro de casa!